top of page

Em harmonia com o corpo

O teu corpo é aquilo que te mantém nesta vida. Mantém-te vivo e permite que experiencies tudo o que precisas para evoluir como Ser Divino. É ele que te permite, mesmo que, indiretamente, viveres o teu propósito, aquilo que te traz a felicidade plena.



Como é possível, muitas vezes, não percebermos a primordial importância desta máquina perfeita que o Universo criou e colocou ao nosso serviço.


O nosso corpo, quando em perfeito estado, é a garantia de uma vida longa, tranquila, e abundante, como tal, devemos cuidar dele diariamente como uma mãe cuida de um filho. Com amor.


Para isso acontecer, devemos aplicar três cuidados básicos para alimentar a nossa saúde física e mental. Esses cuidados são, alimento, descanso e movimento. Sem eles, rapidamente o corpo adoece e acaba por se destruir.


Se nos alimentarmos adequadamente, nenhuma doença entra na fortaleza que é o sistema imunológico do corpo humano. Uma dieta balanceada com comida natural, frutas, vegetais, legumes, ovos, gordura saudável, carne, peixe, leguminosas, frutos secos, regados com a dose adequada de água faz milagres e aumenta a longevidade em mais de 80%.


Hoje em dia a suplementação também incrementa a nossa saúde e trás largos benefícios. Magnésio, B12, probióticos, entre outros são essenciais para o nosso bem-estar geral. Tais suplementos são importantes pois os alimentos de hoje não possuem os nutrientes de outrora devido a modificações genéticas realizadas com vista produzir em grande escala com custos mais reduzidos e incremento dos lucros das grandes empresas. Desafio a fazer uma pesquisa em sites confiáveis sobre as vantagens destes suplementos ou a procurar entrevistas, textos ou livros escritos por Médicos conhecedores do tema, tais como Dr. Lair Ribeiro, Victor Sorrentino ou o nosso Português Dr. Pinto Coelho.


Quando temos alguma dúvida sobre que alimentos ingerir, devemos pensar se, aquele alimento estaria na mesa dos nossos avós. Aqui estou a falar para pessoas com 40 ou mais anos de idade pois, os avós actualmente já consomem bebidas açucaradas e gaseificadas e exageram nos doces e pastelaria diversa.


"Os grandes inimigos da saúde são precisamente o açúcar e as farinhas brancas pois, são os grandes causadores das doenças modernas a par com o stress e a falta de amor-próprio."

Para além da alimentação, o descanso é essencial para uma boa qualidade de vida e incremento da longevidade. Uma boa noite de sono é sinónimo de um dia produtivo, muitas noites de sono são sinonimo de saúde, física e mental.


Uma boa noite de sono, significa oito horas de sono seguido, bem dormido. Preferêncialmente, deitar cedo e não ingerir nenhum alimento nas três horas antes de ir dormir e, acordar também cedo, com o nascer do sol.


Ao acordar, fazer alguns alongamentos, movimentar o corpo com exercícios físicos básicos e um pouco de meditação com alguns mantras pelo meio destas actividades. Meia hora deve ser suficiente e dará um poderoso incremento na qualidade de vida.


"A meditação também é descanso, talvez, descanso dinâmico pois, o corpo pára, a mente pára mas nós viajamos para outra dimensão, para junto do nosso Ser."

É durante o sono que os bebés mais crescem e que os músculos mais se desenvolvem, por exemplo. É durante o sono que as células se regeneram e que o corpo se limpa e purifica das toxinas que fomos absorvendo durante o dia. É também durante o sono que viajamos para outros lugares, outros planetas e para junto da nossa Monada.


Contrapondo com o sono que deixa o corpo estático, inerte, temos o movimento. Qualquer máquina, se estiver muito tempo parada, com o tempo, deixa de funcionar. Um carro por exemplo, se estiver muito tempo parado, as suas peças começam a ganhar ferrugem, deixam de estar oleadas, as engrenagens deixam de se encaixar na perfeição e acaba por se estragar e deixar de funcionar.


Como máquina que é, o corpo humano precisa de movimento, precisa de exercício, precisa de correr, de saltar, de se exercitar com pesos, de trabalhar a sua coordenação, a sua elasticidade pois, tudo isto vai fazer que todos os seus componentes cumpram as suas funções diáriamente.


Se partirmos um osso do braço, por exemplo, e tivermos que colocar gesso e, esse braço ficar imóvel, passados 15 dias, os tendões perdem a sua elasticidade e enrijecem, os músculos atrofiam e a força desaparece. Mal tiramos o gesse e iniciamos a segunda fase do tratamento, ou seja, a fisioterapia, os tendões começam a ganhar elasticidade, os músculos ganham força, volume e, tudo volta ao normal. Este é um pequeno exemplo de como o exercício é imprescindível para o nosso corpo.


Para além de tudo isto, o nosso corpo precisa que o seu Mestre lhe diga o que fazer. Precisa que nós lhe demos as ordens necessárias pois ele obedece-nos cegamente. Não fossemos nós o seu Mestre.


Para isso, basta dizer-lhe, - Vamo-nos curar. Somos perfeitos e nada pode, do exterior, nos fazer mal. Nenhuma doença vai entrar em nós pois, nós somos saúde. Ordens simples e usando a quarte pessoa "nós".


O nosso corpo é perfeito, a nossa mente, é que por vezes não aceita isso e tenta, inconscientemente, criar imperfeições onde elas não podem entrar, senão com o nosso consentimento.


Quanto à mente, também somos o seu Mestre e, podemos, com treino, tomar o controlo e deixar de permitir que ela nos controle. Esta tomada de poder vai também permitir expandir a harmonia do corpo à mente.


Para isso, podemos tomar algumas medidas que, aplicadas com método e persistência, a medio, longo prazo vão dar os seus frutos e permitir harmonizar e acalmar a mente, tornando-a dócil e com características mais favoráveis para nós.


"Uma mente doente, leva, a longo prazo a um corpo doente, aliás, a maioria das doenças físicas são somatizadas, ocorrem quando, emoções e sentimentos densos ou problemas de ordem psicológica, manifestam-se através de sintomas físicos."

Mas, então, o que fazer quando, pensamentos diários e repetitivos inundam a nossa mente, causando ansiedade e desconforto, impedindo que a calma e a tranquilidade sejam rotina na nossa vida? Meditação é a melhor cura para remover excesso de pensamentos mas, também, e ao mesmo tempo, é possível passar para o papel o que nos causa desconforto mental. Escrever ajuda, pois, ao colocarmos a escrito os nosso pensamentos, que a maior parte das vezes são preocupações, é como se estivéssemos a esvaziar a nossa mente desses problemas. Talvez até surja a solução para essas preocupações.


Apesar da meditação ser o melhor que podemos dar à nossa mente para a acalmar e deixar-nos sem ansiedade, escrever também pode ser um bom remédio.


Também a mente cansada precisa de descansar. Como? Dormindo. Uma boa noite de sono, ajuda não só o corpo físico como alivia a mente e deixa-a mais leve.


O cansaço mental leva ao stress que trás tristeza. Para isso, o exercício físico, como uma boa caminhada, na natureza, de preferência, vai remover o stress e deixar-nos mais ligados ao Planeta, fazendo com que o stress e a tristeza desvaneçam.


Procrastinação e irritabilidade são, muitas vezes, nos nossos dias companheiros da nossa mente.

Ouvir uma música calma ou sons de frequências específicas podem ajudar a relaxar e libertar toda a irritação e até a raiva acumulada durante o dia.


Para a procrastinação, nada melhor que estar menos tempo em frente ao telemóvel, tablet ou outro computador. Fazer uma lista daquilo que precisamos fazer, também ajuda a criar regras e gerir prioridades.


Resumindo e recordando. Para criarmos harmonia no nosso corpo e mente, há que lhes dar, bom alimento, descanso e exercício. Fácil. Basta querer para tudo acontecer.


Com Amor,


David

david

Olá, que bom ver-te por aqui!

davidcid.autor
✨Escrevo intuitivamente o que sinto, vivo e acredito
Tu não sabes o que não sabes.
Partner da @matchclinic_alges
Reconexão Divina, Reiki e Numerologia✨

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
© 2023 David Cid . Todos os direitos reservados.
bottom of page